Criado pela OMS, Setembro Amarelo foi trazido para o Brasil em 2014 |
Atenção, associado: estamos a poucos dias do mês de setembro, a maior campanha anti estigma do mundo vai começar! A partir desta terça-feira, 01, a Associação Brasileira de Psiquiatria concentra os seus esforços em prol da prevenção ao suicídio na Campanha Setembro Amarelo®.
Em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo® foi trazido para o Brasil em 2014 e ganhou projeção nacional ao trazer informações corretas sobre o óbito por suicídio e como evitá-lo.
A ABP lembra que a prevenção ao suicídio passa pelo tratamento adequado das doenças mentais que levam a esta triste realidade: cerca de 96,8% dos suicídios estão relacionados a um transtorno psiquiátrico sem acompanhamento médico.
Para diminuir o preconceito em relação ao tema, a ABP concentra durante o mês de setembro as suas principais ações voltadas ao assunto. A prevenção ao suicídio acontece durante todo o ano, mas ganha visibilidade este mês, quando a cor amarela passa a ser símbolo do combate ao estigma.
O número de casos de suicídio por anos no mundo passa de um milhão; no Brasil de 12 mil, conforme dados da ABP. O slogam da campanha SETEMBRO AMARELO deste ano é "É PRECISO AGIR!
Para participar e obter mais informações, acesse o site oficial da campanha: www.setembroamarelo.com. Na página, estão disponíveis materiais para download gratuito e as Diretrizes de Participação na Campanha para cada público: federadas, associados, instituições, empresas privadas e outros.
***Ascom SBP com redação Boa Notícia PB
Sem comentários:
Enviar um comentário