João Paulo II possibilitou o diálogo entre comunistas e capitalistas |
O mundo Católico celebra nesta segunda-feira(18) o centenário de nascimento do primeiro Papa que pisou em terras brasileiras: São João Paulo II, que faleceu em 2005 e se destacou também como o primeiro pontífice da " era pop".
De origem polonesa, país comunista, Karol Jósef Wojtyla, teve papel fundamental na abertura do diálogo entre comunistas e capitalistas à época liderados respectivamente pela União Soviética e Estados Unidos que protagonizavam a chamada "Guerra Fria".
Esteve em visita ao Brasil por duas oportunidades em realidades políticas diferentes. A primeira, em 1980 quando o país vivia sob o regime militar; a segunda, 1991, já na fase democrática incipiente.
João Paulo Segundo foi canonizado pelo Papa Francisco em 1914 e exerceu o terceiro maior pontificado da história da Igreja Católica, durante 26 anos; ficando atrás apenas de São Pedro (37 anos), o primeiro Papa, e Pio IX(27 anos).
.
Em 1981 sofreu tentativa de assassinato por um terroirsta turco em plena Praça de São Pedro. Seu pontificado foi caracterizado por reconduzir a Igreja à religiosidade, livrando-a dos preceitos da então Teologia da Libertação que secularizava a catequese cristã.
Entre as suas muitas obras, São João Paulo Segundo deixou também como um dos seus principais legados a TEOLOGIA DO CORPO na qual ratifica que a sexualidade humana deve estar sempre consagrada a Deus.
A Santa Missa dedicada a memória do Centenário de Nascimento do Papa São João Paulo II será às 7h (14h no horário de Brasília) no túmulo onde se encontra seputaldo o corpo de Karol Wojtyla.
Boa Notícia PB e Boa Notícia no Rádio
Edição e Produção do jornalista Vanildo Silva
________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário