Foto do SITE RETALHOS HISTÓRICOS DE CG
Se vivo estivesse, nesta quinta-feira(26), RAIMUNDO YASBECK ASFORA estaria comemorando 90 anos de vida.
Vereador e vice-prefeito de Campina Grande, deputado estadual, federal e vie-governador da Paraíba, Asfora se notabilizou pela força e o brilho da sua comunicação política. Foi considerado, pelo Congresso Nacional, como um dos maiores tribunos do país.
Graduado como bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, Asfora se notabilizou na seara política e no fertil universo da literatura. Foi poeta idôneo, autor da letra da música "Tropeiros da Borborema", interpretada pelo saudoso "Rei do Baião" Luiz Gonzaga de quem era amigo e admirador.
Neto de Libanês e cearense da capital, Asfora faleceu como vice-governador da Paraíba no dia 06 de março de 1987, em suposto suicídio no interior da Granja Uirapurú, localizada no bairro de Bodocongó em Campina Grande, onde residia.
Uma das suas frases que o imortalizou e que serviu de glosa e mote nos desafios dos violeiros do Nordeste foi: A MORTE ESTÁ ENGANADA, EU VOU VIVER DEPOIS DELA".
No ano de 2000, este jornalista junto com o poeta e advogado campinense Edmilson Pereira, escrevemos livro-plaquete-memória, publicada pela Editora do Jornal União, narrando aspectos relevantes da vida pública de Raimundo Asfora.
Por: VANILDO SILVA
Jornalista e editor do BOA NOTÍCIA PB
Sem comentários:
Enviar um comentário