CÁSSIO, MARANHÃO E MARCONDES TÊM ESPAÇOS POLÍTICOS REDUZIDOS NA NOVA GEOPOLÍTICA DA PARAÍBA |
A histórica vitória logo no primeiro turno de João Azevedo para governador da Paraíba derrotou e reduziu substancialmente a força política de três tradicionais oligarguias do estado: Cunha Lima, Maranhão e Gadelha.
O insucesso nas urnas de Cássio Cunha Lima, líder maior do seu agrupamento político, que postulava sua reeleição para o Senado; de José Maranhão, que queria voltar ao governo e do seu sobrinho o deputado federal Benjamim, que buscava a reeleição; do filho e do irmão do ainda deputado federal Marcondes Gadelha, Leonardo e Renato, que, respectivamente, disputavam a eleição para a Câmara Federal e a reeleição para a Assembleia Legislativa, dará nova configuração geopolítica a Paraíba, com a ascensão de novas e emergentes lideranças políticas.
No clã Cunha Lima o revés nas urnas foi devastador e atingiu também o deputado estadual Bruno Cunha Lima, neto de Ivandro, que aspirava vaga para a Câmara dos Deputados, Eva Gouveia, (viúva do saudoso deputado federal Rômulo Gouveia, que concorria na primeira suplência para o Senado ao lado de Cássio); Micheline Rodrigues(esposa do prefeito Romero Rodrigues, como vice de Luciano Cartaxo) e Arthur Cunha Lima Filho "Arthurzinho", que postulava vaga para Assembleia Legislativa no grupo político liderado pelo governador Ricardo Coutinho.
As famílias Cunha Lima, Maranhão e Gadelha têm em comum o fato de há mais de meio século estarem presentes no cotidiano político da Paraíba, revesando nos mais diversos cargos eletivos.
Cientistas e analistas políticos do estado, debruçando leituras sobre essa realidade, ponderam que " o fim do familismo na política da Paraíba parece estar com os dias contados e que o atual governador Ricardo Coutinho entrará para a história como o responsável por atenuar a influência dessas oligarguias na vida política da Paraíba,",
#Todos os textos, notícias, artigos, comentários deste blog estão simultaneamente sendo publicados no instagram @blogboanoticia. Siga-nos!
Por : VANILDO SILVA
Jornalista, com experiência em marketing, consultoria política e mídias digitais
Sem comentários:
Enviar um comentário