quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Haptech e Infoway lançam Maida Health no 22º Congresso Internacional UNIDAS


A Octopus é uma das novidades da empresa

As empresas Haptech, healthtech da operadora de saúde Hapvida, e Infoway, especialista no desenvolvimento de sistemas de gestão de planos de saúde, apresentam a marca Maida.Health, holding de tecnologia do Hapvida. O lançamento aconteceu no 22º Congresso 
Internacional UNIDAS, realizado no Hotel Bourbon Atibaia (SP).

“A Maida.Health une a experiência em gestão de custos, processos assistenciais e acolhimento do Hapvida com o que há de mais inovador com base em Ciência da Computação da Infoway, em termos de gestão efetiva de planos de saúde”, afirma Ney Paranaguá, sócio da Maida.Health. A nova empresa traz um conjunto de inovações que vão beneficiar tanto as operadoras de planos de saúde, como os pacientes que precisam de cuidados médicos.

Dentre as novidades apresentadas pela nova empresa está o Octopus, que é uma plataforma de regulação médica realizada por Inteligência Artificial e Crowdsourcing. O sistema é capaz de emitir um alto percentual de respostas automáticas para solicitações médicas, o que garante para médicos e pacientes agilidade e precisão na aprovação de procedimentos.

A plataforma Octopus é parte do iHealth, solução completa para gestão, criação e reengenharia de autogestões públicas e privadas. Diferente do modelo tradicional, o iHealth é focado na regulação e numa relação mais justa entre beneficiário e o prestador.

O nome Maida.Health é uma homenagem ao matemático e cientista britânico, Alan Turing, que nasceu no Maida Vale, distrito residencial de Londres, na Inglaterra. Turing foi uma das pessoas mais influentes no desenvolvimento da ciência da computação, além de também ser pioneiro no campo da inteligência artificial.




………………………………….
Por: Redação com Ascom
………………………………….

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Outubro Rosa: consumo de alimentos verdes pode diminuir as chances do aparecimento de câncer

Iraci alerta sobre consumo crescente de produtos industrializados

O Outubro Rosa, campanha destinada à conscientização e combate ao câncer de mama, é uma oportunidade para fazer um alerta sobre a doença. A alimentação é um dos fatores para o aparecimento dela, assim como pode ser uma forma de evitá-la, caso se adote um consumo de alimentos recomendados. É o que explica a nutricionista Iraci Sabino, da Hapvida, sobre a Oncologia.

“O câncer é ocasionado por vários fatores, inclusive alimentação. Existem fatores médicos, estresses, exposição solar excessiva e outros fatores. A gente é o que come. Então se atualmente desembrulhamos mais, e descascamos menos, significa dizer que estamos consumindo mais produtos industrializados, e menos comida de verdade”, alerta Iraci.

O câncer, de acordo com a especialista, por vezes é difícil de ser detectado. No câncer de mama, muitas mulheres demoram para chegar ao diagnóstico. Para a nutricionista, essa doença se concretiza pelo fato de que a maioria das vezes as pessoas deixam de ter uma alimentação mais saudável, devido a correria do dia a dia, além das  as condições financeiras. “Que por vezes repercute no hábito alimentar. As pessoas hoje buscam consumir produtos com muita gordura, fritura, açúcar, e isso pode causar sérios problemas na saúde, inclusive o câncer”, sublinha.

RECOMENDAÇÕES - Para evitar as chances de ter câncer, ou eliminar essa possibilidade, a nutricionista orienta que a alimentação saudável deve ser incentivado ainda na infância. “Nós temos que educar nossos filhos a comer comida de verdade, a evitar muito sal, frituras refrigerantes, e outros produtos que tem alto teor de sódio e corantes”, destaca.

Iraci recomenda o consumo de frutas, verduras, legumes e alimentos proteicos. “Mas é preciso de uma orientação de como comprar. Porque, às vezes, se compra uma verdura que vem mais tóxicos, do que gordura. A gente precisa ter esse cuidado, de se ter toda uma higienização de verdade”, alerta, acrescentando que ‘’quanto mais colorido o prato, menos doenças”.

Para as pessoas que foram diagnosticadas com câncer e fazem quimioterapia ou radioterapia, Iraci Sabino diz que a hidratação  é importante. A especialista também lembra que é preciso fazer uma higienização correta da boca, especialmente da língua, para evitar a incidência de aftas. “Muita água, se hidratar. Muitos sucos, mas na temperatura do corpo. E consumir produtos verdes”, completa, explicando que esses produtos ajudam no processo de oxidação do corpo.


_____________________
ASCOM com redação 
 do Boa Notícia Online
_____________________

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Líder da oposição na Câmara de Campina vai trocar PSB pelo PTB


Vereador Bruno Faustino deverá presidir o PTB em Campina

O vereador-líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Campina Grande, Bruno Faustino, vai trocar o PSB do ex-governador Ricardo Coutinho pelo PTB do deputado federal Wilson Santiago Filho.

Bruno Faustino justificou que no PTB terá mais espaço e visibilidade para garantir a sua reeleição à "Casa de Félix Araújo" no pleito do próximo ano.

- Essa é uma decisão madura que estou tomando e em conjunto com os meus correligionários.  Já  estou conversando com os dirigentes do PSB para que eu não venha a ser prejudicado, inclusive com o deputado-presidente da Assembleia Adriano Galdino, a quem sou vinculado, politicamente" ponderou,

Ele adiantou que a sua saída do PSB deverá ocorrer no início do próximo ano e garantiu que continuará  com a mesma postura de oposição na Câmara, defendendo e apresentando projetos que atendem às demandas que beneficiem às comunidades que mais precisam.

Bruno revelou que poderá ser indicado para presidir o Diretório do PTB em Campina e que deverá levar para a sua nova legenda um grupo considerável de amigos e lideranças que estarão apoiando a sua candidatura à reeleição.





________________________________________
Por:: Vanildo Silva
Jornalista, produtor e apresentador
do programa "
Boa Notícia no Rádio", da Lagar
FM 
e editor do blog "Boa Notícia Online"

_______________________________________

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Representante do Sintab defende concessão de "passe- livre" nos "coletivos" para professores da escolas municipais de Campina

  Maioria dos professores das escolas do município usam o "coletivo"

Para a vice-presidente do Sintab, professora Mônica Cristina, a categoria docente  das escolas do município em Campina Grande neste "Dia do Professor" tem que comemorar principalmente a luta permanente em  respeito ao seu trabalho. 

- A administração municipal  e a sociedade devem reconhecer o valor do professor..O salário do professor ainda é irrisório em relação às suas múltiplas atividades e responsabilidades em sala de aula. É lamentável afirmar que temos muitos professores doentes, com depressão, devido as muitas tarefas que, diariamente, têm que assumir, sem a devida infraestrutura e apoio", denunciou.

A diretora do Sintab defendeu a concessão de "passe livre", por parte da Prefeitura,  aos professores das escolas municipais que utilizam o transporte coletivo para se deslocar às unidades onde lecionam.

" A grande maioria dos professores municipais não tem carro próprio. Dependem do transporte coletivo para chegar às escolas onde ensinam. Muito deles têm expedientes nos turnos da  manhã e tarde. Acho interessante que fosse pensada  e concretizada a ideia de fornecer o passe- livre nos coletivos  para a categoria", reivindicou a representante do Sintab.

A professora Mônica Cristina concedeu entrevista nesta terça-feira(15) ao programa "Boa Notícia no Rádio", da Lagar FM,  refletindo, na oportunidade,  sobre o "Dia do Professor".

_________________________
Por Vanildo Silva
Jornalista, produtor do programa
Boa Notícia no Rádio e editor do
blog Boia Notícia Online.
_____________________________

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

O grande desafio de Campina Grande hoje é voltar a crescer, adverte o ex-vereador vereador Ivam Freire

Ivam atribui o atraso de CG aos grupos tradicionais

A cidade de  Campina Grande precisa sair do domínio  dos grupos políticos tradicionais, familiares,  para  voltar a crescer, alerta o ex-vereador Ivan Freire ao registrar votos de felicitações pelos 155 anos de emancipação política da cidade, festejados neste dia 11 de outubro.

Ele recordou que Campina Grande foi o principal pólo comercial-industrial do Nordeste e tecnológico da América Latina.

"Na década de 40, o nosso município era o segundo maior exportador de algodão do mundo, sendo  conhecida como a Liverpool Brasileira", ressaltou.
Lembrou que CG já foi destaque no mundo

Para Ivan Freire, que é pré-candidato a vereador pelo PC do B nas eleições do próximo ano, o grande desafio hoje de Campina Grande é retomar urgentemente o seu crescimento, o fortalecimento a sua economia, gerando oportunidades de trabalho e renda para os seus filhos. 

"Campina precisa sair das garras desses grupos tracionais e voltar a ser destaque no cenário nordestino e nacional. Estamos prontos para ajudar a nossa cidade a voltar a crescer economicamente", ponderou Ivam Freire, que por várias gestões foi presidente do Sindicato dos Comerciários  Campinense.

As declarações foram repercutidas no programa BOA NOTÍCIA NO RÁDIO, da Lagar FM, quinta-feira(10).




____________________________
Por: Vanildo Silva
Jornalista, produtor do programa
Boa Notícia no Rádio e editor  do
blog Boa Notícia Oneline
______________________________

Dia do Fisioterapeuta: especialista ressalta tratamento para promover a melhoria da qualidade de vida

Welika oirenta o uso correto da fisioterapia

Neste domingo (13), é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta,   profissional que se ocupa da recuperação de nossos movimentos através de massagens e exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões, a fim de promover a melhoria da qualidade de vida. 

Muitas pessoas relacionam fisioterapia a algum acidente ou contusão sofrida por um paciente. Todavia, ela vai além e pode solucionar  problemas ortopédicos como também complicações respiratórias, ressalta a fisioterapeuta Welika Silva, do Hapvida,

A especialista enfatiza que a fisioterapia diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais. “O objetivo do fisioterapeuta é principalmente preservar, manter e desenvolver ou restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimentos e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psicofísicas e social e para promover a melhoria da qualidade de vida”, sublinha  Welika.  

Saúde Preventiva - A Fisioterapia preventiva trabalha basicamente com relaxamento muscular, exercícios respiratórios e alongamento corporal. Para isso, o fisioterapeuta procura conhecer bem os hábitos do paciente, se pratica algum esporte ou exercícios físicos (quais e com que frequência) como é o seu trabalho, se costuma ficar muito tempo sentado ou em pé, como é a sua postura, etc. 

Trabalho - A Fisioterapia do trabalho preocupa-se em prevenir e manter a saúde do trabalhador. O fisioterapeuta deve conhecer as atividades desempenhadas por cada trabalhador a fim de orientá-los sobre a postura correta em cada tarefa. Dentro de empresas, elabora um planejamento de ginástica laboral e executa os exercícios juntamente com os trabalhadores.

Desportiva - O fisioterapeuta desportivo realiza avaliações funcionais periódicas para verificar o condicionamento físico de atletas. Ele prescreve um tratamento preventivo conforme o tipo de atividade física desempenhada pelo paciente. Além do trabalho preventivo, o fisioterapeuta atua no tratamento de lesões ou traumas físicos destes atletas.

Indústria de Equipamentos - O  fisioterapeuta pode atuar no desenvolvimento de novos equipamentos que serão utilizados na fisioterapia clínica, no tratamento e recuperação de pacientes. Pode também fazer testes e avaliações de produtos já existentes.

Fisioterapia Neurológica - Atende pacientes com algum distúrbio neurológico, que tiveram derrame cerebral ou paralisia, por exemplo. Muitas vezes esse processo exige que o paciente reaprenda movimentos corporais básicos, como andar ou levantar um braço.

Ortopedia e Traumatologia - Atende pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Neste caso, o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta tem o objetivo de aliviar a dor e recuperar os movimentos do paciente.

Fisioterapia Cardiorrespiratória - Atende pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias no intuito de prevenir e tratar estas doenças, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral dessas pessoas. Neste caso, o tratamento proposto pelo fisioterapeuta conta com exercícios ligados aos aparelhos respiratórios e circulatórios.

________________________
Por: Ascom com redaçãobn
_________________________

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Robson Dutra revela que pretende voltar à Câmara de Campina para trabalhar ouvindo às comunidades

Robson: "Campina precisa resgatar o seu pioneirismo"

" Campina Grande precisa resgatar a sua condição de pioneira na Paraíba em investimentos, gerando muitas   oportunidades de trabalho em todos os setores para os seus filhos. Eleito vereador, vou provocar na Câmara esse debate com todas as entidades empresariais para que a cidade volte a ter a sua economia aquecida".

A declaração é do ex-vereador e ex-deputado estadual Robson Dutra ao participar nesta quinta-feira(10) de entrevista na Rádio Lagar FM, no programa "Boa Notícia no Rádio".

"Sou filho de empresário, já fui empresário,  conheço de perto esse setor importante para o desenvolvimento da cidade. Quando chegar à Câmara vou dialogar com os representantes desses segmentos, FIEP, CDL, Associação Comercial, para que juntos possamos encontrar alternativas concretas para estimular e fortalecer o nosso comércio e a nossa indústria. O nosso comércio não está bem, a nossa industria também não está bem. Precisamos mudar essa realidade urgentemente para que os campinenses tenham emprego e renda", advertiu.
Para Robson o maior desafio de Campina é ainda a questão hídrica

Para Robson Dutra, o maior desafio de Campina Grande hoje ainda é em relação a questão hídrica.  "Reforçando e garantindo a estabilidade no setor hídrico, com a criação de subestações, muitas empresas irão querer se instalar em nossa cidade", ressaltou.

Outra preocupação destacada por Robson Dutra e que fez questão de elencar como prioridade do seu projeto de retorno à Câmara de Campina, é apresentar proposituras que possam garantir a viabilidade de políticas públicas aos jovens e idosos. "São duas importantes faixa-etárias da nossa população que precisam de atenção especial", ponderou.

Robson Dutra adiantou que vai defender que todas escolas municipais de Campina adotem o sistema  belíngue e o horário integral de aulas. "Precisamos capacitar nossas crianças e adolescentes para garantirmos as suas inserções no exigente mercado de trabalho e ocupá-las durante dois expedientes (manhã e tarde) com atividades escolares para que seus pais fiquem mais livres e despreocupados para trabalharem", comentou.
Robson  Dutra vai ouvir às comunidades

Ele fez questão de revelar que, eleito vereador, "farei agora uma política diferenciada, ouvindo a comunidade. Quem conhece os problemas da comunidade são as pessoas que moram na própria comunidade. Meu projeto de vereador vai ser elaborado em consonância com as principais demandas das nossas comunidades",assegurou.

Pré-candidato a vereador de Campina nas eleições municipais do próximo ano, ainda sem partido, Robson Dutra confidenciou que o seu maior sonho é garantir o retorno funcional do Hospital Rubens Dutra. 

"É  o grande sonho da minha vida. Isso porque sei que os maiores beneficiados  com os serviços do Hospital Rubens Dutra serão as pessoas carentes e que mais precisam de Campina Grande", enfatizou.







______________________________________
Por: Vanildo Silva
Jornalista, produtor e apresentador do
"Boa Notícia no Rádio" e editor do blog
"Boa Notícia Online"
___________________________________



terça-feira, 8 de outubro de 2019

Vereador Bruno Faustino parabeniza Campina e destaca que a cidade estará sempre na vanguarda do desenvolvimento

O povo de Campina é trabalhador e inteligente, destaca Bruno

A falta de  políticas  públicas que gerem oportunidades de emprego e fortaleça a economia do município, esse é o maior desafio de Campina Grande hoje, na opinião do vereador Bruno Faustino(PSB), líder da bancada  de oposição na Câmara.

- Estamos passando por uma grande recessão no país, mas espero que ações dos governos federal, estadual e municipal possam estimular o aparecimento de muitas oportunidades de trabalho em nossa cidade, ressaltou Bruno.

Para o vereador Bruno Faustino, Campina Grande sempre estará na vanguarda do desenvolvimento, devido a pujança e o trabalho determinado do seu povo.

"Nesses 155 anos de emancipação política de Campina, a minha homenagem vai de forma especial para todos os campinenses; povo trabalhador, inovador e inteligente", destacou o  o vereador líder da oposição.

As informações repercutiram no programa BOA NOTÍCIA NO RÁDIO, da Lagar FM, desta terça-feira(08),



__________________________________
Por: VANILDO SILVA
Jornalista, produtor e apresentador
do BOA NOTÍCIA NO RÁDIO e editor do
blog BOA NOTÍCIA ONLINE

__________________________________

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Presidente eleito do PT de Campina defende candidatura a prefeito de consenso e a criação de "Frente Ampla de Oposição"

Hermano defende a união dos partidos de oposição a Romero e a Bolsonaro

O presidente eleito recentemente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Campina Grande, professor Hermano Nepomuceno, defende a articulação de uma "Frente Ampla de Oposição" para apresentar candidatura  que  irá disputar as eleições de prefeito do próximo  ano.

Ele explicou que a frente ampla de oposição seria composta pelas legendas que estão no campo democrático e que fazem oposição a  administração do prefeito Romero Rodrigues e ao governo Bolsonaro.

"Essa  frente deve abrigar o PT, PC do B, PSB, PSOL, Rede, Podemos ,PDT, entre outras legendas da cidade que tenham o perfil democrático e de oposição aos governos municipal e federal", explicou.

Para Hermano, o mais importante neste momento do que se lançar pré-candidaturas de oposição, é reunir esses partidos e formatar um programa de governo para recuperar a capacidade de empreendedorismo, o pioneirismo na economia e retomada  urgente do  desenvolvimento social de Campina Grande.

-A nossa ideia é que os partidos de oposição se reúnam e apresentem seus nomes a prefeito e em consenso iremos definir o melhor  que será o candidato pela "Frente Ampla de Oposição". Acredito que só por esse processo teremos um nome forte do campo democrático, e com chances reais de vitória.

Hermano avaliou como fortes as pré-candidaturas, já colocadas, de Inácio Falcão(PC do B), Damião Feliciano(PDT), Ana Cláudia( Podemos) e Veneziano(PSB). "São nomes que têm densidade eleitoral e trabalho na cidade, mas defendo uma única candidatura de oposição, de consenso", reforçou.

Quanto ao PT, professor Hermano ressaltou que também tem bons nomes, "como, por exemplo,  os professores Socorro Ramalho e Márcio Caniello, que já tiveram exitosas experiências como secretários municipais. Coloco também o meu nome à disposição, como pré-candidato a prefeito, para ampliar o debate a fim de construirmos juntos uma candidatura de consenso  da "Frente Ampla de Oposição".

As informações foram repercutidas pelo presidente-eleito do PT de Campina em entrevista concedida nesta quinta-feira(03) no programa "Boa Notícia" no Rádio da Lagar FM"


_________________________________
POR VANILDO SILVA
Jornalista, produtor e apresentador do
programa BOA NOTÍCIA NO RÁDIO e
editor do blog BOA NOTÍCIA ONLINE

__________________________________